segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Manual das Profissões


A escolha da profissão é uma fase muito importante. Eu diria que, é a fase mais importante da nossa vida. Decidir o que faremos ''quando crescer'' ou, simplesmente, o que faremos pelo resto de nossas vidas, é assustador . Merece muita atenção e cuidado na para depois não se arrepender.
Aqui, colocaremos as profissões mais procuradas e interessantes (incluindo, as chamadas ''profissões do futuro''). Tentarei colocar o máximo de informações possível.
                              
                             
                                                        
                           Administração                                         

O que faz?  O administrador gerencia os recursos humanos, materiais e financeiros. Ele é o responsável pelo planejamento do cotidiano de uma empresa. Ele pode atuar em praticamente todos os setores de uma empresa. É o condutor das relações entre a empresa e os funcionários.
Além de cuidar de orçamentos e fluxo de caixa, se envolve com a publicidade e o marketing, na venda dos produtos ou serviços. 

O curso?  Nos dois primeiros anos, o curso se concentra em disciplinas, como Matemática, Sociologia, Direito, Logística, marketing e até também recursos humanos. Esse curso dura quatro anos e, não podemos esquecer do estágio supervisionado, que é importantíssimo para te fazer entender a realidade da profissão antes de se formar.

Opções da profissão

Administração de Empresas

Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração Esportiva

Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração Financeira

Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração Hoteleira

Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração Hospitalar

Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de Produção

Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final. Administração pública planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de Recursos Humanos

Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração Rural

Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do Terceiro Setor

Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Auditoria

Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

Comércio Exterior

Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

Controladoria

Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo

Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão Ambiental

Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de Qualidade

Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.

Logística

Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing

Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem

Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação

Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

                              Mercado de Trabalho
Apesar de todas as vantagens, Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano. Mas a necessidade da melhoria nos processos produtivos nas empresas, pede cada vez mais profissionais. Então, administração ainda é uma boa opção.

                                Salário Inicial
Eu acho muito difícil falar sobre o salário inicial das profissões. Cada fonte nos da uma informação diferente e o salário vária de lugar para lugar. Então, não é algo especifico. Mas, sabemos que, a média de um profissional recém formado é de R$ 2.500,00. 


Eu não sou especialista em cursos dessa área. Minha paixão, é pela área biológica. Mas, é sempre interessante se esforçar para conhecer um pouco de tudo. Quem sabe, um dia, não mudamos de ideia?
Se alguém tiver outras informações sobre o curso, ou se quiser corrigir alguma informação dada aqui, fique à vontade. Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário