segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Desvendando o Sorriso Enigmático.

Foto: Desvendando o Sorriso Enigmático.

Um dos quadros mais conhecidos de todo mundo, a famosa “Monalisa” (obra de Leonardo Da Vinci), vem encantando gerações, desde que foi adquirido pelo rei Francisco I da França, no início do século XVI. Até hoje persistem inúmeras especulações sobre quem teria posado para a tela do pintor florentino: alguns acreditam que foi a mulher do mercador de seda Francesco Del Giocondo, Lisa Gherardini; outros, que foi o próprio Leonardo Da Vinci. Isso, aliado à áurea de mistério envolvendo o enigmático sorriso da tela, seus olhos que parecem fitar o indivíduo de que qualquer ângulo que este olhe, mais o cenário do quadro, compõem uma deliciosa e irresistível mistura de genialidade e arte que, provavelmente, jamais deixará de sair do gosto popular. Entretanto, tanta especulação pode finalmente estar perto de alcançar o seu desfecho: em julho de 2012, foi veiculado na mídia que os ossos de três mulheres foram encontrados no convento de Santa Úrsula (Florença), sendo que o de uma delas pode ter pertencido a Lisa Gherardini. Agora, um importante passo nessa pesquisa acaba de ser tomando.

Nesta última sexta (09/08), a cripta que contém os remanescentes humanos da família de Lisa, ou seja, de seus dois filhos e marido, localizada na igreja Santíssima Anunciação (também no mosteiro de Santa Úrsula), foi aberta para coleta de material que será utilizado em testes de DNA envolvendo as ossadas das três mulheres encontradas no ano passado, na esperança de identificar a presumível modelo da “Monalisa”. Segundo Silvano Vicenti, arqueólogo responsável pela investigação,

“Os restos [das mulheres encontradas no mosteiro] foram submetidos ao teste de carbono 14 para vislumbrar o período histórico a que pertencem, a um exame histológico para verificar a idade dos corpos, a um teste de metais pesados para individualizar a possível presença de doenças e a testes de DNA”.

De acordo com os relatos históricos, após a morte do marido, Lisa Gherardini viveu no convento de Santa Úrsula até sua morte, em 15 de Julho de 1542, aos 63 anos. Desse modo, é quase certo que ela tenha sido enterrada no convento, e se os exames de DNA conferirem com os dos ossos encontrados nessa sexta passada, então Lisa finalmente terá sido identificada.

Contudo, não é certo que a esposa do mercador Francesco Del Giocondo tenha sido a modelo que inspirou Da Vinci para sua famosa obra. Esse fato, por sua vez, só será esclarecido depois de ser feita uma reconstrução facial do crânio de Lisa, que é um dos objetivos da pesquisa desenvolvida por Silvano Vicenti. Outra parte no projeto do arqueólogo é trazer a “Monalisa” para a Itália, a fim de participar das comemorações pelo centenário da recuperação da obra em Florença no ano de 1913, após ter sido roubada do Louvre dois anos antes por um funcionário do museu. Nesse caso, se for mesmo comprovada cientificamente que foi Lisa Gherardini a mulher que posou para a tela de Leonardo, então o mistério que rendeu tanto falatório e foi tema de diversos livros terá parcialmente chegado ao fim, uma vez que ainda restará o enigma do sorriso, dos olhos e do cenário, ainda a exercer muitos pontos de convergência e divergência entre historiadores da arte e demais apreciadores desta obra.

Fonte: causasperdidas.literatortura.com
Texto: Renato Drummond

CLC, Cliscério Uchôa
CDC Mundo Interessante

Um dos quadros mais conhecidos de todo mundo, a famosa “Monalisa” (obra de Leonardo Da Vinci), vem encantando gerações, desde que foi adquirido pelo rei Francisco I da França, no início do século XVI. Até hoje persistem inúmeras especulações sobre quem teria posado para a tela do pintor florentino: alguns acreditam que foi a mulher do mercador de seda Francesco Del Giocondo, Lisa Gherardini; outros, que foi o próprio Leonardo Da Vinci. Isso, aliado à áurea de mistério envolvendo o enigmático sorriso da tela, seus olhos que parecem fitar o indivíduo de que qualquer ângulo que este olhe, mais o cenário do quadro, compõem uma deliciosa e irresistível mistura de genialidade e arte que, provavelmente, jamais deixará de sair do gosto popular. Entretanto, tanta especulação pode finalmente estar perto de alcançar o seu desfecho: em julho de 2012, foi veiculado na mídia que os ossos de três mulheres foram encontrados no convento de Santa Úrsula (Florença), sendo que o de uma delas pode ter pertencido a Lisa Gherardini. Agora, um importante passo nessa pesquisa acaba de ser tomando.

Nesta última sexta (09/08), a cripta que contém os remanescentes humanos da família de Lisa, ou seja, de seus dois filhos e marido, localizada na igreja Santíssima Anunciação (também no mosteiro de Santa Úrsula), foi aberta para coleta de material que será utilizado em testes de DNA envolvendo as ossadas das três mulheres encontradas no ano passado, na esperança de identificar a presumível modelo da “Monalisa”. Segundo Silvano Vicenti, arqueólogo responsável pela investigação,

“Os restos [das mulheres encontradas no mosteiro] foram submetidos ao teste de carbono 14 para vislumbrar o período histórico a que pertencem, a um exame histológico para verificar a idade dos corpos, a um teste de metais pesados para individualizar a possível presença de doenças e a testes de DNA”.

De acordo com os relatos históricos, após a morte do marido, Lisa Gherardini viveu no convento de Santa Úrsula até sua morte, em 15 de Julho de 1542, aos 63 anos. Desse modo, é quase certo que ela tenha sido enterrada no convento, e se os exames de DNA conferirem com os dos ossos encontrados nessa sexta passada, então Lisa finalmente terá sido identificada.

Contudo, não é certo que a esposa do mercador Francesco Del Giocondo tenha sido a modelo que inspirou Da Vinci para sua famosa obra. Esse fato, por sua vez, só será esclarecido depois de ser feita uma reconstrução facial do crânio de Lisa, que é um dos objetivos da pesquisa desenvolvida por Silvano Vicenti. Outra parte no projeto do arqueólogo é trazer a “Monalisa” para a Itália, a fim de participar das comemorações pelo centenário da recuperação da obra em Florença no ano de 1913, após ter sido roubada do Louvre dois anos antes por um funcionário do museu. Nesse caso, se for mesmo comprovada cientificamente que foi Lisa Gherardini a mulher que posou para a tela de Leonardo, então o mistério que rendeu tanto falatório e foi tema de diversos livros terá parcialmente chegado ao fim, uma vez que ainda restará o enigma do sorriso, dos olhos e do cenário, ainda a exercer muitos pontos de convergência e divergência entre historiadores da arte e demais apreciadores desta obra.


Fonte: Mundo Interessante.

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