segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Biomedicina






O que faz?  
É a área das Ciências Biológicas especializada na pesquisa das doenças humanas e suas, causas e a forma de tratá-las. O biomédico trabalha em parceria com médicos, farmacêuticos e bioquímicos.
Suas principais funções são identificação, estudo,  classificação de microrganismos e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos (essa é a minha parte preferida).

O curso? O curso é recheado de muitas aulas teóricas. Então, se você não suporta Biologia, Química e Física, terá que se esforçar um pouco mais durante o curso.
O curso apresenta uma visão geral do corpo humano. Além de fisiologia humana, o curso tem aulas de bioquímica e administração laboratorial. O curso também possui outras duas matérias importantíssimas: inglês e informática. 
Eu descobri isso quando me interessei pela Biomedicina. Não sei se são todas as instituições que oferecem essas duas matérias, mas sua importância no trabalho biomédico é extrema. O curioso é que muitas pessoas não acreditam que a informática é estudada na Biomedicina. Mas é!!
De acordo com as minhas pesquisas, o curso durante 5 anos em algumas instituições e 4 em outras. 
Biomedicina também recebe o nome de Ciências Biomédicas em algumas instituições ou até Ciências Biológicas modalidade médica (não confundam com Ciências Biológicas apenas).

          Opções da Profissão

Analise Ambiental

Fazer análises físico-química e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.

Análises bromatológicas

Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.

Análises Clínicas

Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.

Anatomia

Estudar a estrutura e a forma dos organismos.

Biofísica

Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física.

Biologia Molecular

Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.

Bioquímica

Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.

Biotecnologia Manipular

Substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.

Citologia

Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.

Diagnóstico por Imagem

Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ultrassonografia.

Docência e Pesquisa

Pesquisa orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

Embriologia

Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.

Farmacologia

Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos.

Genética

Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.

Histologia

Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.

Imunologia

Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.

Microbiologia

Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. Parasitologia analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.

Patologia

Estudar, diagnosticar e tratar doenças.

Psicobiologia

Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.

Sanitarista

Atuar em órgãos de vigilância sanitária.

Toxicologia

Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

                               Mercado de Trabalho
Ocorreu uma saturação na área de Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem. Mas, de qualquer forma, existem muitas outras áreas para explorar. Eu, particularmente, prefiro a área de pesquisa. Acredito que seja fascinante e muito importante. A produção de soros, vacinas e reagentes, por exemplo, é uma área de extrema importância para a saúde. A busca de profissionais para essa área cresce cada vez mais.
Outra área que eu considero muito importante é a Análise Forense (Pericia Criminal) que, com o aumento da violência, é indispensável. A partir dessa área, posso citar também a Genética (provavelmente será a minha escolha), que promete aumentar a oferta de vagas, principalmente na Reprodução Assistida. É também considerada uma das ''Profissões do Futuro''.


                               Salário Médio
Como já disse, não me sinto segura em falar sobre o salário médio das profissões porque variam MUITO. Cada fonte diz uma coisa. Mas, pelo que vi, o salário (de um iniciante, claro) fica em torno de R$ 2.000,00. Parece realmente pouco, mas, como eu disse, varia de lugar para lugar. A especialização é algo decisivo no salário. Quanto mais conhecimento e experiencia você possuir, o salário melhora.



Eu tenho uma grande paixão pelas profissões da área da saúde. Biomedicina é uma opção minha já que, pretendo me especializar em Genética. Mas devemos lembrar que, é uma profissão que exige muita responsabilidade, liderança e, claro, curiosidade.


Veja o vídeo abaixo que possui ótimas explicações sobre essa fantástica profissão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário